Polimento de alumínio

 

Para dar aquele trato especial nas peças de alumínio da moto não é necessário máquinas especiais e nem muito trabalho esfregando a peça como muitos pensam. O que precisamos é de um pouco de técnica e das ferramentas certas. Para ilustrar o processo, vamos fazer o polimento de um pedal de partida.

 

 

Como podemos ver, a peça após três anos de uso está bem fosca. Como o pedal de partida é poroso, vamos iniciar com o lixamento da peça para remover as imperfeições da peça como arranhões, marcas de fabricação e pequenos defeitos superficiais. Não precisa utilizar lixa muito fina para um bom resultado final do polimento. Experimente lixar uma pequena área com lixa até 220 e polir o local para ver como fica. Se desejar algo mais perfeito, experimente com outras lixas de grão mais fino mas o resultado final pouco de altera. Caso a peça tenha acabamento escovado ou estejamos somente renovando um polimento antigo esta etapa não precisa ser feita.

 

 

Aqui utilizei uma retífica elétrica para agilizar o serviço, mas lixando manualmente conseguimos o mesmo efeito. Note que a peça possui uma marca onde as duas metades do molde se encontravam. Aproveitei para retirar esta marca.

 

 

Acima o polimento propriamente dito. Utilizo um motoesmeril de 1/2 CV (esse do tipo mais comum que tem por ai) com uma roda de feltro (ou jeans) para polimento. Com o esmeril funcionando dou uma "esmerilada" na pasta de polimento que mais se parece com um pedaço de sabão. Deste modo o abrasivo é impregnado na roda de feltro e posso polir a peça. Durante o processo a peça e o motoesmeril tendem a esquentar, portando movimente a peça e evite pressão excessiva da peça contra o disco. Use óculos de proteção e luvas. Insista com o polimento até remover todos os riscos da peça.

 

 

Após o polimento passamos para a fase do lustramento. Este é feito da mesma forma que o polimento, porém com um outro tipo de abrasivo. O lustramento é mais rápido por que a peça já não possui imperfeições na superfície e é feito somente para aumentar o brilho.

 

Depois de terminado o lustramento a peça pode ser remontada na moto. Provavelmente será necessário repetir o lustramento dentro de alguns meses para renovar o brilho da peça que se perde com o tempo.

Para polir este pedal de partida gastei aproximadamente 15 minutos. Todo o material (roda de feltro, pasta para polimento e lustre) para o serviço pode ser encontrado em casas especializadas em abrasivos, lapidação ou polimento e não custa caro. Abaixo o link para alguns fornecedores que encontrei na internet.

Poliminas (31) 3271-1325 ou (31) 3271-1321
Casa do polidor
Shiga
Olga
Polymat

 

 

www.endurohp.eng.br