Escolha o pneu mais adequado para seu tipo de piso

 

Como trocar e remendar o pneu

   Todas as forças que afetam o manejo da moto devem obrigatoriamente passar pela interação entre o solo e os pneus. Quase todas as características dinâmicas das motos são afetadas em maior ou menor quantidade pelos pneus. Mudanças no tipo de pneu, desenho e condição de desgaste vão fatalmente interferir nas reações que a moto transmitirá para o piloto.

   É comum o pneu não durar nada, quebrar os gomos ou não dar a correta tração no barro e os pilotos saírem por ai dizendo que o pneu é ruim e não vale nada. O que acontece é que cada pneu é feito para um tipo de terreno e se não for corretamente utilizado ele não terá o desempenho esperado.

   Pneus mais macios com os gomos mais espaçados são para serem utilizados em superfícies menos consistentes como lama e areia. Se for utilizado em pisos duros ele poderá quebrar os gomos e terá menos tração por que a área em contato com o solo será menor. Este tipo de pneu quando gira provoca a expulsão da lama mantendo a tração mesmo em situações bastante adversas.

   Pneus mais duros possuem os gomos mais próximos para terem maior área de contato e resistência, se forem utilizados em lama, por exemplo, ficará liso por que a lama não irá se desprender do pneu adequadamente.

   Algumas marcas de pneu possuem uma camada de borracha mais dura por fora para resistir melhor ao desgaste e na parte interna dos gomos uma borracha mais maleável para tornar os gomos mais difíceis de quebrar.

   Se você vai comprar um pneu para fazer suas trilhinhas procure um de uso mais geral(do meio da tabela) que irá se adaptar aos diversos tipos de terrenos que existem na sua região, e observe a estação do ano para não comprar um pneu para terra dura/cascalho na época de chuva. Verifique as medidas do pneu para sua motocicleta, basicamente são o aro (traseiros 17”, 18”, 19”, e dianteiro 21”) a largura e a altura. Você já deve ter percebido que existem pneus que o aro fica mais próximo do chão, ou seja, é um pneu mais baixo que dá maior estabilidade à moto e outros que o pneu é mais alto, protege melhor o aro e evita furos por ter a câmara mascada.

   A calibragem deve ser conferida sempre antes de sair com a moto, com os pneus frios. Ela varia com o seu peso, estilo de pilotagem, terreno, pneu e sua moto. Para terreno seco e duro deve ser por volta de 14 Lbs, caso tenha muitas pedras diminua a velocidade ou use uma pressão maior para evitar que fure sua câmara. Na chuva 11-10 Lbs. Algumas montadoras como a Honda recomendam a mesma pressão para os pneus dianteiros e traseiros(14 Lbs no caso da CR) ou pode haver uma pequena diferença entre os dois dependendo da sensibilidade do piloto.

Não aperte a porca da válvula da câmera de ar quando for calibrar com menos de 12 libras. Isto ajuda à válvula a se mover quando o pneu rodar no aro. Se a porca estiver apertada, e o pneu girar, a válvula pode ser cortada.

O spray para reparo instantâneo de pneus só funciona em caso de furos pequenos. Se você andou com o pneu vazio é capaz de não funcionar. Sempre vale a pena ter um às mãos. Eles já me salvaram muitas vezes. Leia as instruções no rótulo e se o pneu não voltar a esvaziar no dia seguinte o furo estará remendado por algum tempo. Eu digo por algum tempo por que o spray veda o furo entupindo-o e mais cedo ou mais tarde acabará vazando pelo buraquinho que ainda estará lá.

Então, para comprar um pneu devemos saber o terreno e as condições onde ele será utilizado e verificar se as suas medidas são compatíveis com o espaço na moto e a largura do aro.

Choveu? Seu pneu não é o ideal para lama? Frisar o pneu ajuda bastante ou se o seu pneu está detonado e o seu bolso meio vazio, leve a moto para o borracheiro e peça ele para cortar os cravos do pneu com a máquina de frisar, fazendo a quina deles ficar menos arredondada. Ajuda bastante e não custa quase nada.

Abaixo a tabela que relaciona o tipo de piso com o pneu mais adequado.

 

Conversão do tamanho do pneu.

Dianteiro
Trazeiro
Métrico
Inglês
Métrico
Inglês
80/90
2.50 2.75
110/90
3.75 4.25
90/90
2.75 3.00
120/80
4.50 4.75
100/90
3.25 3.50
120/90
4.50 4.75
110/90
3.75 4.00
130/80
5.00 5.10
120/80
4.25 4.50
130/90
5.00 5.10
120/90
4.25 4.50
140/80
5.50 6.00
130/90
5.00 5.10
140/90
5.50 6.00
.
.
150/80
6.00 6.25
.
.
150/90
6.00 6.25

Tabela do Tamanho do aro X pneu recomendado.

Use sempre o pneu recomendado pela fábrica para a sua moto. Esta tabela só leva em consideração a compatibilidade do aro-pneu. Pode haver interferência do pneu com a balança, ponteira ou alterações no comportamento dinâmico da moto. Para uso de pneus off road somente.

Aro
Moto
Pneu que pode ser utilizado
2.15x17" XL250, XLX350, Sahara, Falcon 4.25, 4.50, 4.60, 100/100, 100/90, 100/80, 110/90
2.50x17" XT600E 4.25, 4.50, 4.60, 5.10, 100/100, 100/90, 100/80, 100/70, 110/90, 120/80, 120/90, 130/80, 130/90
2.75x17" . 4.25, 4.50, 4.60, 5.10, 100/100, 100/90, 100/80, 100/70, 110/90, 120/80, 120/90, 130/80, 130/90
3.00x17" . 100/70, 110/80, 120/90, 120/60, 120/70, 130/60, 130/70, 130/80, 130/90
3.50x17" . 120/90, 120/60, 120/70, 130/60, 130/70, 130/80, 130/90
4.00x17" . 130/60, 130/70, 130/80, 130/90
. . .
1,85x18'" NX150/200, XL125, XR200 3.25, 3.50, 3.75, 4.10, 90/90, 100/80, 100/90, 100/100
2.15x18" Tornado, DT180/200, XT225, Agrale 3.25, 3.50, 3.75, 4.00, 4.10, 4.50, 4.60, 90/90, 100/80, 100/90, 100/100, 110/80, 110/90, 110/100, 120/80, 120/90, 120/100
2.50x18" Ténéré 3.25, 3.50, 3.75, 4.00, 4.10, 4.50, 4.60, 5.10, 90/90, 100/80, 100/90, 100/100, 110/80, 110/90, 110/100, 120/80, 120/90, 120/100, 130/80, 130/90, 140/80
2.75x18" . 4.00, 4.10, 4.50, 4.60, 5.10, 110/80, 110/90, 110/100, 120/80, 120/90, 120/100, 130/80, 130/90, 140/80
3.00x18" . 4.00, 4.10, 4.50, 4.60, 5.10, 110/80, 110/90, 110/100, 120/80, 120/90, 120/100, 130/60, 130/70, 130/80, 130/90, 140/80
3.50x18" . 130/60, 130/70, 130/80, 130/90, 140/80
. . .
1.85x19" . 3.25, 3.50, 4.10, 90/90, 90/100, 100/90
2.15x19" . 3.25, 3.50, 4.10, 90/90, 90/100, 100/90, 110/90,120/90
2.50x19" . 3.25, 3.50, 4.10, 90/90, 90/100, 100/90, 110/90,120/90
2.75x19" . 110/90,120/90
. . .
1.40x21" XR200 2.50, 2.75
1.60x21" XL250, XLX350, Sahara, Falcon, NX150/200, XL125, Tornado, DT200 2.50, 2.75, 3.00, 80/80, 80/90, 80/100
1.85x21" DT180, XT600E, Téneré, XT225, Agrale 2.75, 3.00, 80/80, 80/90, 80/100, 90/80, 90/90
2.15x21" . 3.00, 80/80, 80/90, 80/100, 90/80, 90/90, 100/90
2.50x21" . 100/90

 

 

 

Abaixo tabela que relaciona o peso de alguns pneus. (quanto menor o peso, melhor)

Pneu
Peso (kg)
Dunlop 745 80/100/21
3,63
Pirelli Scorpion mid/hard 80/100/21
3,63
Dunlop 739FA 80/100/21
3,67
Dunlop 773 80/100/21
3,81
Dunlop 745 90/100/21
3,81
Bridgestone 403 80/100/21
3,81
Dunlop 952 80/100/21
3,85
Dunlop 756RR 80/100/21
3,90
Bridgestone 603 90/100/21
3,99
Bridgestone 403 90/100/21
4,17
IRC Trials Prof 4.00/18
4,88
Dunlop 756RR 120/80/19
4,99
Dunlop 952 110/90/19
5,22
Pirelli Scorpion mid/hard 110/90/19
5,31
Dunlop D756 110/90/19
5,40
IRC M5B 120-80/18
5,44
Bridgestone 404 110/90/19
5,44
Dunlop MX 51 120/80-19
5,53
Dunlop 952 120/90/19
5,53
Dunlop 745 120/80/19
5,53
Bridgestone 404 120/80/19
5,53
Bridgestone 604 120/80/19
5,62
IRC VE33 5.10/18
5,67
Dunlop 773 110/90/19
5,81
Maxxis Maxxcross IT 110/90/19
5,85
IRC M5B 140-80/18
5,90
Dunlop 952 120/90/18
5,99
Michelin MS3 110/90/19
6,03
Pirelli MT43-4.00/18
6,24
Kenda Millvale 120/100-18
6,33
Maxxis Maxxcross IT 110/100-18
6,44
Maxxis IT 110/100-18
6,44

 

Saiba mais: Como trocar e remendar o pneu
  revista DirtAction nº 8 e 10
  Enduro Magazine
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  Pneu furado na trilha...
   
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