Entendendo os números do chassi

Os números e letras que compõem a numeração do chassi possuem regras que foram implantadas na década de 80 (ISO 3779) e servem para todos os fabricantes de veículos instalados em qualquer lugar do mundo. No Brasil essa numeração passou a valer a partir de 1986/87 quando as motos começaram a ter dois números gravados iguais para dificultar fraudes. composto de 17 dígitos o VIN (vehicle identification number) é dividido em quatro partes que quando decifradas podem informar dados sobre o fabricante, o modelo e o ano de fabricação.

ABCDEFGHIJKLMNOPQ

AB código do país.

Africa A - H
Asia J - R
Europa continuação
América do norte 1-5
AA-AH África do Sul JA-J0 Japão T2-T0 Não determinado 1A-10 Estados Unidos
AJ-AN Costa do Marfim KA- KE Siri Lanka UA-UG Não determinado 2A-20 Canadá
AP-A0 Não determinado KF- KK Israel UH-UM Dinamarca 3A- 3W México
BA-BE Angola KL- KR Coréia do Sul UN-UT Irlanda 3X-37 Costa Rica
BF-BK Kênia KS-K0 Não determinado UU-UZ Romênia 38-30 Não determinado
BL-BR Tanzânia LA-L0 China U1-U4 Não determinado 4A-40 Estados Unidos
BS-B0 Não determinado MA- ME Índia U5-U7 Slováquia 5A-50 Estados Unidos
CA-CE Benin MF- MK Indonésia U8-U0 Não determinado  
CF-CK Madagascar ML- MR Tailândia VA-VE Áustria
Oceania 6-7
CL-CR Tunisia MS- M0 Não determinado VF-VR França 6A- 6W
CS-C0 Não determinado NF- NK Paquistão VS-VW Espanha 6X-60 Não determinado
DA-DE Egito NL- NR Turquia VX-V2 Iugoslávia 7A-7E Nova Zelândia
DF-DK Marrocos NS-N0 Não determinado V3-V5 Croácia 7F-70 Não determinado
DL-DR Zambia PA-PE Filipinas V6-V0 Estônia  
DS-D0 Não determinado PF-PK Singapura WA-W0 Alemanha
América do Sul 8-9
EA-EE Etiópia PL-PR Malásia XA-XE Bulgária 8A-8E Argentina
EF-EK Moçambique PS-P0 Não determinado XF-XK Grécia 8F-8K Chile
EL-E0 Não determinado RA-RE Emirados Árabes XL-XR Holanda 8L-8R Equador
FA-FE Gana RF-RK Taiwan XS-XW URSS 8S-8W Peru
FF-FK Nigéria RL-RR Vietnam XX-X2 Luxemburgo 8X-82 Venezuela
FF-FK Madagascar RS-R0 Não determinado X3-X0 Rússia 83-80 Não determinado
FL-F0 Não determinado   YA-YE Bélgica 9A-9E Brasil
GA-G0 Não determinado
Europa S - Z
YF-YK Finlândia 9F-9K Colômbia
HA-H0 Não determinado SA-SM Grã Bretanha YL-YR Malta 9L-9R Paraguay
  SN-ST Alemanha YS-YW Suécia 9S-9W Uruguai
  SU-SZ Polônia YX-Y2 Noruega 9X-92 Trinidad & Tobago
  S1-S0 Não determinado Y3-Y5 Belorúsia 93-99 Brasil
  TA-TH Suiça Y6-Y0 Ucrânia 90 Não determinado
  TJ-TP Tchecoslováquia ZA-ZR Itália  
  TR-TV Hungria ZS-ZW Não determinado  
  TW-T1 Portugal ZX-Z2 Eslovênia  
    Z3-Z5 Lituânia  
    Z6-Z0 Não determinado  

CD Código do fabricante.
Cada fabricante que produz mais de 500 unidades por ano possui seu código, portanto é impossível listar todos aqui.

DEFGH Código do equipamento.
Esta parte é deixada para que cada fabricante use como quiser. Normalmente dizem respeito a modelos, versões ou até mesmo equipamentos que possam vir instalados de fábrica. É o único lugar onde a letra "O" pode aparecer.

I Dígito de checagem.
Este dígito é usado como resultado de uma conta que checa o número do chassi. Para cada letra da seqüência é adotado um valor:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 2 3 4 5 6 7 8 9

Cada valor ou número é multiplicado por um fator de acordo com a sua posição:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q
8 7 6 5 4 3 2 10 0 9 8 7 6 5 4 3 2

O resultado é somado;
o total é dividido por 11;
o resto da divisão é o dígito de checagem. Caso o resultado seja "10" o dígito de checagem será "X".

J Ano do modelo.
O ano do modelo normalmente vale de 1º de setembro do ano anterior a 31 de agosto do ano indicado.

A 1980 2010 B 1981 2011 C 1982 2012 D 1983 2013 E 1984 2014
F 1985 2015 G 1986 2016 H 1987 2017 J 1988 2018 K 1989 2019
L 1990 2020 M 1991 2021 N 1992 2022 P 1993 2023 R 1994 2024
S 1995 2025 T 1996 2026 V 1997 2027 W 1998 2028 X 1999 2029
Y 2000 2030 1 2001 2031 2 2002 2032 3 2003 2033 4 2004 2034
5 2005 2035 6 2006 2036 7 2007 2037 8 2008 2038 9 2009 2039

e o padrão se repete a cada 30 anos...

K Código da fábrica.
Para cada unidade que o fabricante possuir ao redor do mundo é determinado um código diferente.

LMNOPQ Número serial.
Pode ser resetado a cada nova versão ou não a critério do fabricante.

Note que a seqüência é de A para Z, depois de 1 para 9, depois 0.

As letras I, O, Q não são normalmente usadas pela possibilidade de serem confundidas com os números "1" e "0".

Pode variar de acordo com a legislação local.

 

Fonte: Angelfire
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