Equipamentos de trail.

Os equipamentos de trail devem atender a dois requisitos básicos: proteção e conforto. Seria fácil fazer uma armadura que protegesse o piloto de qualquer tombo, mas ninguém conseguiria andar de moto e muito menos fazer trilha com ela. Existem hoje em dia uma grande quantidade de fabricantes de equipamentos de proteção (nacionais e importados) e diversas lojas que vendem inclusive pela internet. (não dá prá acreditar é no preço dos equipamentos no EUA. O Ebay vale uma conferida) Então, mesmo que você more em uma cidade do interior, há uma grande variedade de equipamentos e preços para escolher. Sempre que for comprar algum equipamento para você ou sua moto dê preferência para empresas que apóiam provas ou pilotos nacionais, assim você estará contribuindo para o esporte crescer e terá certeza de usar um equipamento que foi testado por pilotos que enfrentam condições de clima e terreno iguais ao seu.

Capacete
Óculos
Bota
Luvas
Joelheira
Calça e camisa
Colete
Cotoveleira
Cinta abdominal
Pochete
Mochilas de hidratação
Outros
Conversão de tamanhos BR x USA x EU

O que levar na pochete.

Capacete.

O Capacete é proteção indispensável sempre que andamos de moto. O mais importante dos equipamentos deve ser tratado sempre com cuidado já que se cair no chão pode estragar por que ele absorve a energia do impacto por meio da deformação dos seus componentes. Portanto deve ser trocado sempre que sofrer alguma queda mesmo que chegue a provocar somente um pequeno estrago na pintura.

Peso mais leve = menor cansaço.
Forro Deve ser removível para facilitar a lavagem.
Fivela É prática de ser aberta com as luvas? (alguns usam engate rápido)
Vão do rosto O capacete deve proporcionar boa ventilação e visão ampla. Os óculos devem encaixar perfeitamente.
Tamanho Experimente um tamanho acima e um abaixo para ter certeza. Não deve balançar nem apertar a cabeça.
Material ABS, de fibra de vidro ou de fibra de carbono/kevlar sendo os de ABS considerados de pior qualidade e os de carbono/kevlar os melhores. A grande maioria dos capacetes no mercado é de fibra de vidro e possuem em minha opinião a melhor relação de custo-benefício. Alguns fabricantes colocam uma pequena quantidade de fibra de carbono misturada à fibra de vidro.
Peças Se a pala do capacete quebrar você acha outra para comprar?
Segurança Capacetes de cores claras e com fitas refletivas são mais visíveis. Só compre se houver o selo do INMETRO.
Validade O casco se degrada com o tempo. Não existem estudos científicos sobre o período de degradação, mas é especulado em torno de 3 a 5 anos dependendo principalmente do material e da quantidade de exposição à luz solar. Verifique a data de fabricação do capacete.
Cuidados Proteja o capacete de qualquer queda. Lave somente com produtos neutros. Ao pintar o casco consulte o fabricante sobre os solventes usados na tinta que podem afetar o casco.
Recomendo Procure marcas famosas e fuja dos "made in China". Não vale a pena arriscar.
Não recomendo Capacetes Acerbis fabricados no Brasil pela péssima qualidade e das peças que descolam.

Marcas conhecidas: ASW, FOX, BELL, Shoei, HJC, Bieffe, AGV, Shark, Kaerre >> Saiba +

 

Óculos.

Os óculos devem ser usados durante todo tempo que estivermos andando de moto. É questão de costume. Ferimentos no olho podem ser causados por pedras lançadas por outras motos, galhos e insetos e são sempre imprevisíveis e de difícil recuperação.

Lente Existem lentes de várias cores. Cada uma para um uso específico (sol, nublado, noite, mais contraste...) e existem lentes anti-embaçante que são muito úteis nos dias de chuva. NÂO IMPROVISE, pois é a única proteção para seus olhos.
Elástico O elástico deve ter um silicone por dentro para evitar que escorregue no capacete. Se os óculos que comprou não têm, coloque.
Vedação A espuminha dos óculos deve ter bom encaixe no rosto para vedar a poeira, mas não deve ficar apertando o nariz para não dificultar a respiração.
Tamanho Existem óculos geralmente de três tamanhos. Um pequeno para adolescentes, um médio e um grande para que usa óculos de grau por baixo.
Encaixe Os óculos devem encaixar bem com o capacete.
Peças Existem lentes de reposição no mercado?
Cuidados Ao limpar a lente use um pano macio ou toalha de papel para não riscar. Não mantenha os óculos no capacete sem necessidade para não relaxar o elástico.
Embaçamento Experimente passar algum anti-embaçante para veículos no interior dos óculos.

Marcas conhecidas: Scott, Smith, Oakley.

 

Bota.

A bota é o equipamento que mais "trabalha". A todo o momento estamos batendo o pé em algum toco/cupim/pedra. Isso sem falar na hora dos tombos e das derrapadas. Uma boa bota de trilha é muito caro mas, dura muito tempo e andar sem ela é machucar feio na certa.

Conforto Usando uma meia grossa verifique se a bota está ok no pé.
Fechos Verifique o material dos fechos (existe os de alumínio e os de plástico) O fecho é prático de ser regulado? Está bem protegido e não vai ficar abrindo sozinho na trilha?
Solado O solado deve ser bem resistente para não estragar rapidamente no contato com a pedaleira.
Joelheira A bota deve ter bom espaço para acomodar a joelheira.
Peças Se a fivela sumir você acha outra para comprar?
Qualidade Verifique as costuras, o couro e as proteções de plástico.
Cuidados Ao limpar a bota evite molhar por dentro sem necessidade. Mantenha o couro e as costuras sempre bem hidratados com óleo vegetal e não secar ao sol.
Recomendo Gaerne, Sidi, Alpinestars. Durabilidade e conforto.
Não recomendo Bota Kaerre pela baixa durabilidade e desconforto.

Marcas conhecidas:ASW, FOX, Alpinestars, Acerbis, Kaerre, Gaerne, Sinisalo, Sidi. >> Testes

 

Luvas.

As luvas possuem função dupla: protegem as mãos e evitam que o suor faça a manopla ficar escorregadia. Deve proteger tanto no momento do tombo como de galhos e pedradas quando estamos andando.

Tamanho É importante que a luva fique exata na mão.
Praticidade É fácil e rápido colocar e tirar?
Reforços Verifique os reforços na palma da mão, pontas dos dedos e as proteções no dorso.
Ventilação A luva deve proporcionar boa ventilação para evitar mãos suadas e manter o grip com as manoplas.
Qualidade Luva é o equipamento que menos dura. São feitas com um pano que desfia muito fácil nos dedos. Encoste o tecido no carrapicho e veja se ele desfia.
Cuidados O inimigo número um das luvas é o arame farpado das tronqueiras (cochete).

Marcas conhecidas:ASW, FOX, Acerbis, Kaerre, Oneal, Thor, Pro Grip. >> Testes

 

Joelheira.

Indispensável, em todo tombo batemos com o joelho. Existem joelheiras para todos os gostos e bolsos.

Tipos Existem as joelheiras que protegem somente das pancadas e existem as joelheiras conhecidas como "brace" que protegem contra torções também. Alguns pilotos usam uma proteção de neoprene por baixo da joelheira.
Modelagem Verifique se a joelheira/brace não incomoda quando você está com a calça. Agache e levante para experimentar.
Tiras Devem manter a joelheira no lugar no caso de um tombo.

Marcas conhecidas:ASW, FOX, Acerbis, Kaerre. >> Testes
Brace: Don joy, CTI, MRPró, Asterix, EVS >> Saiba +

 

Calça e camisa.

Tipos Existe a calça que fica por dentro da bota e a calça que fica por fora da bota. Algumas camisas e calças são feitas com um tecido mais ventilado para dias quentes.
Modelagem A calça não deve prender os movimentos quando estamos de joelheira e bota. Deve ter tecidos elásticos estrategicamente dispostos.
Proteção Algumas calças possuem uma proteção interna nas laterais na altura da cintura. e um tecido mais resistente na parte interna onde pode encostar ao escape da moto. Algumas camisas possuem um reforço no cotovelo.
Qualidade Verifique se o material é resistente e ao mesmo tempo permite ventilação. Procure etiquetas de tecidos de qualidade como cordura®.
Cuidados Ao lavar a roupa use somente produtos neutros e evite alvejantes e água quente. secar à sombra.
Recomendo Junte sua turma e faça uma camisa personalizada. Vale a pena. Silque
Não recomendo. Cuidado com as camisas "top de linha". Tendem a ser mais quentes.

Marcas conhecidas: ASW, FOX, Acerbis, Kaerre, Oneal, Thor, LBZ, Moose, Silque.

 

Colete.

Nem todo mundo usa. Na verdade andar sem ele é muito melhor, mas, e na hora do tombo? Ele é bastante útil além de proteger das pedras que as motos da frente jogam e dos galhos caídos na trilha.

Tipos Existe o colete tradicional de plástico, um colete fino de borracha que é feito para ser usado sob a camisa (protege menos) e um colete integrado que é a camisa, colete, cinta e cotoveleira tudo junto (protege mais mas é quente).
Plástico Aperte vários coletes e veja qual possui o plástico mais flexível. Alguns coletes possuem o plástico muito ressecado.
Ventilação Verifique se existem aberturas de ventilação suficientes.
Ombreiras Veja se as ombreiras não ficam muito afastadas do ombro, pois podem atrapalhar de olhar para o lado e para traz com o capacete.
Modelagem O colete deve encaixar bem acompanhando o formato do corpo e não deve restringir muito os movimentos do braço.
Mochilas/jaleco O colete deve permitir o uso de mochilas de hidratação, jalecos de enduro, jaquetas e o protetor de pescoço.
Recomendo Colete Acerbis Proton. Não atrapalha nada e dá para usar até por baixo da camisa. Procure coletes com certificação CE
Não recomendo. HJC. É muito grande e pesado.

Marcas conhecidas:ASW, FOX, Acerbis, Kaerre, Pro Grip, EVS, Moose, Thor, Circuit.

 

Cotoveleira.

Também não é uma unanimidade. Muita gente acha que incomoda e na hora do tombo ela gira e não ajuda nada.

Tipos Existe a cotoveleira com proteções de plástico e a cotoveleira sem essas proteções que é mais leve e incomoda menos, mas também protege menos.
Ajuste Deve permitir o livre movimento dos braços, mas não pode ficar descendo para perto dos punhos quando andamos em pé. Na hora do tombo ela não pode sair do lugar.
Circulação A cotoveleira não deve atrapalhar a circulação do braço para não causar o "Arm pump"
SK8 Algumas cotoveleiras de skate são interessantes...e bastante duráveis

Marcas conhecidas:ASW, FOX, Acerbis, Kaerre, Pro Grip, EVS, Moose, Thor.

 

Cinta abdominal.

Serve para manter os órgãos internos e colabora para mantermos uma postura adequada para a coluna. Muito útil principalmente quando pilotamos por várias horas.

Largura Algumas cintas são maiores e outras bem menores. Experimente para encontrar a sua.
Cuidados Ao lavar a cinta use só sabão neutro e não use máquina para não estragar o elástico.

Marcas conhecidas:ASW, FOX, Acerbis, Kaerre, Pro Grip, Moose, Thor.

 

Pochete

Dinheiro, ferramentas, chave de casa, documentos.... tudo vai à pochete.

Capacidade Pense na quantidade de coisas que irá carregar para comprar uma pochete no tamanho certo.
Qualidade Atenção ao fecho que é um item problemático. Procure etiqetas de tecidos de qualidade como cordura®. Verifique a qualidade das fivelas.
Compartimentos É sempre bom ter compartimentos separados para cada coisa. Algumas pochetes possuem elásticos para as ferramentas não ficarem soltas.
Ajuste Ajuste a pochete para ela não ficar pulando muito. Algumas possuem cintas que servem para comprimir a pochete quando ela não está totalmente cheia.
Água Procure uma pochete que seja impermeável. Seu dinheiro, celular e documentos agradecem.
Cuidados As ferramentas devem ficar embaladas em um pano ou câmara de ar para não furar a pochete.

Marcas conhecidas:ASW, KailashCurtlo, FOX, Acerbis, Kaerre.

 

Mochilas de hidratação.

Para alguns é coisa de roia, mas uma água gelada em qualquer lugar, e nem precisa parar a moto para beber tem o seu valor.

Capacidade de água Podem ter capacidade de 1 a 3 litros. Para a maioria dos casos em torno de 2 litros é suficiente.
Bico Deve ter boa vazão e poder ser usado somente com uma mão.
Capacidade de carga Algumas mochilas podem ser usadas para levar carga também e chegam a substituir a pochete.
Praticidade É fácil de encher o reservatório? E na hora de lavar internamente?
Alças Veja se existem alças estabilizadoras na altura do peito e da cintura.
Isolação O líquido deve ser mantido frio por bastante tempo.
Verifique Existem pochetes da Camelbak que levam até um litro de água.
Cuidados Sempre retirar o reservatório de água e deixar escorrendo para não dar lodo. Caso apareça umas manchinhas pretas (lodo) encher internamente com água com um pouco de água sanitária e aguardar uns 10 minutos antes de enxaguar.

Marcas conhecidas: Trilhas e rumos, ASWCamelbackKailashCurtloDeuterZefalSalomonFerrino, Conquista.>> Testes

 

Outros.

Meia Existem meias que prometem mais conforto para usar com a bota.
Jaqueta Indispensáveis no rali pela maior proteção contra tombos em alta velocidade também são úteis nos dias de chuva ou frio. Devem ter aberturas para ventilação no caso de o tempo esquentar e algumas viram uma pochete o que é bastante prático.
Bermuda de ciclista Bastante úteis nos enduros de mais de um dia por possuírem uma boa proteção no...

Não existem produtos desenvolvidos para sua segurança que te darão 100% de proteção em um acidente. O que existem são produtos de maior qualidade que poderão minimizar riscos. (ASW)

 

Conversão de tamanhos

Sapatos BR x USA x EU

BR
32
33,5
35
36
37
38,5
40
41
42,5
43,5
45
46
47,5
49
50
USA
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
EU
34
35,5
37
38
39
40,5
42
43
44,5
45,5
47
48
49,5
51
52

VESTUÁRIO MASCULINO
Todas as medidas abaixo são do corpo do piloto, não do equipamento.

Internacional
XS
S
M
L
XL
2XL
3XL
4XL
A Peito (cm)
89-93
95-99
101-105
107-111
113-117
119-123
125-129
131-135
B Cintura (cm)
73-77
79-83
85-89
91-95
97-101
103-107
109-113
115-119
C Quadril (cm)
89-93
95-99
101-105
107-111
113-117
119-123
125-129
131-135
D Perna (cm)
76,2
81,3
86,4
86,4
91,4
91,4
96,5
96,5
E Altura (cm)
171-174
174-177
177-180
180-183
183-186
183-189
189-192
192-195
F Peso (kg)
60-65
65-70
70-75
75-85
85-90
90-95
95-100
100-105
EUA (Calças)
30
32
34
36
38
40
42
44
EUA (Macacão)
36
38
40
42
44
46
48
50
EU
46
48
50
52
54
56
58
60
A Peito (cm)
92
96
100
104
108
112
116
120
B Cintura (cm)
76
80
84
88
92
96
100
104
C Quadril (cm)
92
96
100
104
108
112
116
120
D Perna (cm)
76,2
81,3
86,4
86,4
91,4
91,4
96,5
96,5
E Altura (cm)
174
177
180
183
186
189
192
195
F Peso (kg)
60-65
65-70
70-75
75-85
85-90
90-95
95-100
100-105

 

VESTUÁRIO FEMININO
Todas as medidas abaixo são do corpo da piloto, não do equipamento.

Internacional
XS
S
M
L
XL
2XL
A Busto (cm)
83-87
89-93
95-99
101-105
107-111
113-117
B Cintura (cm)
63-67
69-73
75-79
81-85
87-91
93-97
C Quadril (cm)
87-91
93-97
99-103
105-109
111-115
117-121
D Perna (cm)
79
79
81
83
85
85
E Altura (cm)
163-166
166-169
169-172
172-175
175-178
178-181
F Peso (kg)
49-56
51-58
53-60
55-62
57-64
59-66
EUA
1
3
5
7
9
11
13
15
EUA (Calças)
2
4
6
8
10
12
14
16
EUA (Macacão)
2
4
6
8
10
12
14
EU
36
38
40
42
44
46
48
50
A Busto (cm)
80
84
88
92
96
100
104
108
B Cintura (cm)
60
64
68
72
76
80
84
88
C Quadril (cm)
84
88
92
96
100
104
108
112
D Perna (cm)
77
79
79
81
81
83
85
85
E Altura (cm)
160
163
166
169
172
175
178
181
F Peso (kg)
49-56
51-58
53-60
55-62
57-64
59-66
61-68
63-70





Mas, o que levar para trilha? 

 

Sempre que arrumamos nossas coisas para fazer uma trilhinha ficamos na dúvida do que deve ser levado ou não. Não adianta nada levar um monte de coisas na bolsa e nem saber se tem utilidade. Você deve levar as chaves que servem na sua moto e deve estar acostumado a usá-las. Isto te ajudará a saber o que é importante e o que está sobrando.

Pochete na cintura ou Bolsa de pára-lama?

Deixe algumas coisas para a mochila de hidratação e o que vai ser usado mais freqüentemente na pochete (divida a carga). Nunca coloque coisas que possam te machucar em caso de uma queda na pochete. Mantenha as ferramentas sempre bem embaladas (câmara de ar, pano) para não furarem a bolsa e para que as próprias ferramentas não se destruam. (vela com eletrodo amassado e rosca estragada não vai adiantar de nada)

O que levar?

  

 O que cada pessoa vai levar depende de cada um, do trajeto que vai percorrer e da sua moto. Esta lista é só para simples orientação. Com o tempo cada um descobre o que é melhor de se levar. Evite comprar ferramentas no camelô para não passar mais raiva. Se for sair em grupo combine o que cada pessoa deve ter na pochete.(para que 10 chaves de vela e nenhum alicate?) e... Lembre-se de levar água! (Olha aqui uma foto do que eu costumo levar.)

 

Saiba mais:

Como se virar na trilha.

Lavando o equipamento

 

 

www.enduro.hpg.com.br